Escolha uma Página

Como grande parte da tecnologia que chega aos veículos de passeios, as borboletas esportivas apareceram pela primeira vez na categoria mais importante do automobilismo mundial de competição: a Fórmula 1. Foi o modelo FW15, da equipe Williams, pilotado pelo inglês Nigel Mansell, que ganhou o campeonato mundial de 1992 com larga vantagem sobre seus adversários, que deu grande notoriedade ao que a época se convencionou chamar de “câmbio borboleta”.

Esta inovação permitia a troca de marchas sem que o piloto tirasse as mãos do volante, que significava menos esforço físico e alguns décimos de segundo a mais em relação aos concorrentes, já que a troca de marchas ocorria de forma mais rápida e eficiente.

Por que borboleta? Simples, o acessório, de fato, se parece com o inseto.

Chegando às ruas, o câmbio acessório foi rebatizado com o nome de borboletas esportivas e, como o título sugere, virou objeto de desejo de quase todos os donos de carros esportivos e superesportivos. Não é exagero usar o trocadilho e dizer que a borboleta ajuda o carro a “voar”.

Nos dias de hoje as borboletas vão além da função de trocar marcha. Com um toque em alguns dos seus botões, é possível acessar a Central Multimídia, entre outras funcionalidades.

Embora os câmbios automáticos sejam atualmente a menina dos olhos dos donos de SUVs, Sedans e até de alguns compactos, quem compra um carro esportivo o faz por um motivo a mais: o prazer de dirigir uma supermáquina. Por esta razão a borboleta jamais ficará obsoleta.

Se você ama dirigir a ponto de ter um carrão esportivo, não vai deixar que o sonho de ter uma borboleta esportiva atrás do seu volante, ali, pronta para trocar as marchas do seu veículo como você sempre sonhou, se transforme um pesadelo, não é?

Para evitar acordar suado e com palpitações por conta de defeitos na instalação, a saída é fazê-la na Cartotys. Aqui, os melhores e mais qualificados profissionais trabalham com as marcas mais consagradas do mercado. Voe nos autódromos com seu superesportivo sem cair das nuvens: instale suas borboletas na Cartoys!